Esse projeto tem por objetivo montar e implantar uma mini central de automação para controlar aparelhos de TV, DVD, Receptores de TV entre outros aparelhos através do celular.

O projeto foi idealizado afim de resolver um problema recorrente, a necessidade de usar vários controles para utilizar os dispositivos instalados em salas ou quartos. Especialmente quando precisamos utilizar extensores de controle remoto para conseguir de um outro cômodo gerenciar o receptor que fica na sala por exemplo.

Ao final desse projeto, você poderá realizar todos esses comandos através de um celular, tablete ou computador.

Basicamente o projeto consiste em clonar os comandos dos controles, converte-los, grava-los na central, ajustar o layout do controle, conectar o equipamento na rede local (cabeada), realizar as ligações necessárias e começar a usar.

Abaixo irei relacionar alguns dos itens que utilizaremos no decorrer do projeto.
1 x Arduino Uno
1 x Shield Ethernet W5100
1 x Protoboard
1 x LED Emissor Infra-Vermelho
1 x LED Receptor Infra-Vermelho (ou módulo receptor)
15 x Cabos jumpers
Alguns resistores de 220 ohms
Durante a prototipação alguns novos itens podem ser necessários, conforme cada motagem, eu irei relacionar os itens utilizados.

E para finalizar esse primeiro post sobre esse projeto, aproveito para deixar claro que realizar o controle de equipamentos com IR, clonar controles e automatização dos mesmos não é nenhuma novidade, na internet tem muito conteúdo (inclusive que me ajudaram a montar o projeto na minha casa). Minha intenção é de registrar e se possível de alguma forma ajudar os interessados.

Até o próximo post.

Projeto Automação de TVs e Aparelhos IR – Parte 2 – Copiando os Códigos das Teclas dos Controles