Sensor de Tensão DC 0~25v – Teste com arduino

Nesse post vou tentar de forma simples mostrar o funcionamento do Sensor de tensão DC 0~25v.

Trata-se de um pequeno módulo que tem por função medir a tensão de saídas DC (até 25v) e que integrado com o Arduino pode realizar medições e ser útil em vários projetos.

Particularmente eu passei a utilizar um desses na automação da minha casa. Queria monitorar a minha central de alarme e saber se ela estava acionada ou não através do painel de controle web que desenvolvi. Lendo o manual da minha central, descobri que a mesma possuía uma saída 5V disponível para possíveis integrações. Então, quando meu alarme está ligado, essa saída fornece 5v, quando o alarme está desligado ela fica em 0v.

Conectei um Sensor desse nessa saída do alarme e conectei ao arduino, criei uma condição na lógica da minha automação, que monitora e informa se está ou não ligada.

Segue imagem do esquema:

esquema

Para realizar um teste, você pode conectar uma pila comum no borne KRE do sensor e assim já terá uma tensão DC para monitorar no teste.

Conexões DC no Sensor:

PILHA -> SENSOR
POSITIVO -> VCC
NEGATIVO -> GND

Conexões para monitoramento com arduino:

ARDUINO -> SENSOR
5v -> +
GND -> –
A4 -> S

Segue código de exemplo:

[code lang=”cpp”]

//##MODULO SENSOR DC 25V – ALARME##//
int pinoSensorDC = A4; //##DECLARACAO DA PORTA REFERENTE AO SENSOR DC 0-25V ALARME
int valorDC = 0;
float tensaoDC = 0;
//################################//

void setup() {
Serial.begin(9600);
}

void loop() {
valorDC = analogRead(pinoSensorDC);
tensaoDC = ((valorDC*0.00489)*5);
Serial.println(tensaoDC);
delay(500);
}

[/code]

Com as conexões realizadas e o código compilado, abra o monitor serial da IDE do arduino e veja que a voltagem da fonte DC que está sendo monitorada já está sendo exibida em intervalos de 500 milesegundos.

Perceba que nesse exemplo sugeri o uso de uma pilha, porém poderia ser qualquer outra fonte DC de até 25v. Quando me refiro a uma fonte, na verdade trata-se de qualquer saída DC que seu projeto forneça (monitorar um alarme, um portão, uma porta com fechadura eletrônica ou qualquer outra coisa que tenha tal saída para ser monitorada).

No vídeo abaixo utilizo um bateria 18650 de 3,7v conectada a um regulador de tensão (que pode chegar até a 28v). A saída do regulador conectada ao sensor DC assim poderei monitorar a tensão de saída do regulador (simulo a variação de várias tensões através do potenciômetro do regulador).

 

Produtos:

Sensor de tensão DC: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802013831-sensor-de-tenso-dc-0-a-25v-arduino-fonte-_JM

Modulo Regulador Dc Step-up Mt3608: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807741685-modulo-regulador-dc-step-up-mt3608-conversor-arduino-modulo-_JM

 

Anteriores

Utilizando matriz 8*32 – Driver MAX7219

Próximo

Teste com Painel Solar 5.5v 1.6w 266ma

10 Comentários

  1. Gabriella

    Oi! Eu estou com um projeto de geração de energia através de uma bicicleta, onde essa energia gerada será armazenada em uma bateria. Eu gostaria de monitorar essa energia armanezada pra indicar num display. Eu usaria essa mesma programação pra esse monitoramento?

    • ozirisjunior

      Bom dia Gabriella, desculpa a demora em responder. Tive alguns problemas com o blog e agora que normalizou. Eu utilizo um desses num projeto pessoal com essa finalidade, monitorar a energia de uma bateria. Porém, você também poderia utilizar um voltímetro. Existem uns modelos que já possuem o display, o que facilita um monte. Abraços e obrigado.

  2. washington oliveira

    Ola boa noite gostaria de saber como voces chegaram a esse calculo ” tensaoDC = ((valorDC*0.00489)*5);” podeira me explicar !

    • ozirisjunior

      Bom dia Washington! Não sei te responder com precisão sobre o calculo, para utilizar no meu primeiro projeto, eu peguei esses dados com o distribuidor onde comprei. O que sei é que trata-se de um módulo/sensor baseado nos princípios do divisor de tensão para medir a tensão percorrida sobre seus resistores. Abraços e obrigado.

    • R

      É uma regra de 3 simples. A porta analógica recebe o valor entre 0 e 1023, onde 1023 seria a tensão máxima de 5V, portanto 5V / 1023 = 0.004887586.

      Regra de 3:
      1023 – 5
      leitura – tensao

      Portanto:
      1023 * tensao = leitura * 5
      tensao = leitura * 5 / 1023
      tensao = leitura * 0.004887586

  3. rafael

    Olá, estou tentando ter como resposta o valor da tensão aplicada a um motor, porém estou invertendo a tensão do motor invertendo a polaridade da tensão aplicada nele, só que não está funcionando, a pergunta é, ele funciona de modo reverso?

    • Boa tarde Rafael, desculpa a demora em responder fiquei ausente por alguns dias. Não entendi sua pergunta. Para ser honesto nunca montei nada parecido com essa sua necessidade. Abraços e obrigado.

  4. Márcio Silveira

    Se chegar 27V queima o sensor? O arduino consegue ler os 27V, já que o máximo seria 25V?

    • Bom dia! O datasheet do sensor informa que o mesmo só funciona até 25v, e provavelmente irá queimar sim. Nunca submeti ele a uma leitura de 25v, então não posso afirmar. Abraços.

Deixe uma resposta